México: a volta do PRI

Depois de 70 anos no poder ao longo do século XX e um hiato neoliberal de 12 anos de governo do PAN (Partido da Ação Nacional), o Partido Revolucionário Institucional votou ao poder no México.

O México oferece um quadro de cifras contraditórias. A revista Forbes estabeleceu que 11 das pessoas mais ricas do planeta são mexicanas. Este grupo acumula uma riqueza de 112,3 bilhões de dólares, o que equivale a cerca de 10% do Produto Interno Bruto. Ao mesmo tempo, a Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômica, OCDE, constata que, com 52 milhões de pobres, o México apresenta o segundo maior índice de desigualdade entre as economias que compõem esse organismo multilateral (o primeiro é o Chile). Cerca de 12 milhões de novos pobres se integraram às estatísticas por causa da estagnação do crescimento. (portal cartamaior)

O partido de esquerda PRD (Partido da Revolução Democrática) obteve expressiva votação. Isso leva a crer que o governo do PRI será puxado mais à esquerda no exercício de governo. É esperar para ver…

Leia o artigo completo do portal Carta Maior em http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=20507

Abraços a todos