favelas pacificadas

Olá!

As cidades brasileiras passam por perigosas transformações.

rio-11

For realizado em São Paulo no ano passado uma desastrosa operação de desocupação da região da Luz, conhecida como Cracolândia. Para quem ainda tinha dúvidas do fracasso da operação de janeiro de 2012, a permanência do comércio e consumo de drogas na região e a necessidade de outra operação um ano depois comprovam seu malogro.

No Rio de Janeiro, as UPP’s são louvadas pela mídia como um procedimento para viabilizar a desocupação de territórios do tráfico nas favelas da cidade. Alguns setores da imprensa esquecem, entretanto, que as operações de instalação de UPP’s se evidenciam cirúrgicas para necessidades de grandes eventos como Copa e Olimpíadas. Além disso, os territórios foram tomados do tráfico e entregues ao capital. As populações sem renda não terão acesso aos bens e serviços dessas regiões. Haverá um novo processo de desocupação?

Sobre esse tema, a Le Monde Brasil apresentou um artigo de Jacques Denis sobre as reformas na paisagem urbana do Rio: Favelas pacificadas para a nova burguesia brasileira

Abraços a todos!