aprofundamento: dialética

Olá!

Ao longo das aulas da última semana o assunto “dialética” foi tocado em algumas salas. Seguem abaixo dois textos que permitem uma apresentação e aprofundamento sobre o tema.

FILOSOFOS

ATENÇÃO: São textos acadêmicos sobre os quais vestibulando devem, no máximo, fazer uma leitura descompromissada. Nada de estudar a fundo ou perder muito tempo!!

  • movimento progressivo-regressivo na dialética – O movimento progressivo-regressivo refere-se à totalização histórica da singularidade na intersecção com a totalidade histórica geral, ambos imbricados, porém irredutíveis. Destaca para o pesquisador que a análise deverá ser dialética, caracterizada por sínteses constituídas a partir de contradições, alternando momentos de cumplicidade e de criticidade, compondo um momento da práxis, transformando tanto o objeto da pesquisa como o pesquisador, situando-os em sua condição objetiva e subjetiva de devir.
  • despontar da dialética negativa – A Dialética Negativa é uma inversão frente aos paradigmas tradicionais da dialética. A formulação de Adorno denota a impossibilidade de operar uma síntese positiva entre razão instrumental e razão emancipatória. Por isso, a dialética negativa conduz ao resgate de um tensionamento, responsável por assegurar o pensamento do novo a partir de uma concepção materialista ancorada no além-do-conceito. Trata-se de uma nova maneira de apreender a racionalidade humana, em perspectiva desafiadora, com a finalidade de abarcar a estrutura medular responsável pela carência de uma racionalidade crítica.

Abraços a todos!