Aprofundamento: Marx e a Fórmula Geral do Capital

Olá!

marx

Um aluno perguntou na forma clássica do “bilhetinho” de sala sobre a Fórmula Geral do Capital, de Marx. Infelizmente, apesar de ter sido uma ótima pergunta, eu não teria tempo em sala para desenvolver o tema.

  • A forma simples de circulação das mercadorias é M-D-M, vender para comprar. Mas há outra forma, completamente distinta: a forma D-M-D, comprar para vender. O dinheiro que percorre este último círculo é capital. A forma D-M-D faz sentido apenas se existir um ganho. Caso contrário, mais valeria manter o dinheiro inicial, em vez de o expor ao risco. Deve ser descrita, portanto, como D-M-D’, em que D’=D+ΔD. Surge um excedente, ou mais-valia, ΔD. A forma D-M-D’ é a formula geral do capital. A circulação simples, vender para comprar, tem como objectivo a obtenção de valor de uso. A circulação de dinheiro como capital tem o objectivo de obtenção de uma mais-valia. Não tem limite: quanto mais, melhor. O valor parece ter adquirido a capacidade de gerar valor porque é valor. É como representante consciente deste movimento que o detentor do dinheiro se torna capitalista. (site: leituracapital.blogspot.com.br/)

Segue um arquivo PDF com o capítulo 4 de O Capital.

Lembre-se, por favor, que se trata de um post de APROFUNDAMENTO. Não gaste muito do seu precioso tempo de estudo (ou de descanso) nesta leitura.

Abraços a todos!