Medida Provisória dos Portos: o parecer de Roberto Requião

Olá!

mp595

Mais uma vez venho escrever sobre a escandalosa MP 595, a MP dos Portos.

Há outro post recente que trata do mesmo tema: Interesses distintos sobre os portos no Brasil – MP 595. O artigo que segue no link abaixo é o discurso do senador Roberto Requião sobre a MP dos Portos. Diz o senador em uma parte do discurso:

Pois bem. Sejamos claros. Esta medida provisória é uma jabuticaba com recheio de nitroglicerina. O modelo proposto destoa do padrão mundial. O comércio marítimo, do qual o sistema portuário é parte, tem experiência mais de cinco mil anos. Em razão deste milenar percurso de amadurecimento, os portos mais importantes do mundo, nos países mais importantes do mundo são públicos. O padrão vigente no mundo é o de portos públicos operados pelo setor privado. Exatamente como é o modelo brasileiro atual.

Mas a sabedoria neoliberal que voltou a ocupar o governo federal brasileiro acredita que pode reinventar a pólvora e melhorar os portos com uma abertura que nenhum país importante no sistema portuário fez até hoje. Há interesses pouco nobres neste processo de prejuízo para os portos brasileiros.

Com paciência, leia o discurso completo do senador em Requião vê ‘canalhice’ de Globo e Veja na cobertura sobre os portos.

Abraços a todos!