há muitas formas de entrar para a história…

Olá!

dama de ferro

O portal Opera Mundi publicou uma reportagem sobre a vida da ex-primeira-ministra britânica recentemente falecia. Na reportagem, a filha de Thatcher declara que:

“se sente como qualquer outra que tenha perdido um parente. É um momento incrivelmente triste e ao mesmo tempo provocador em minha vida. Minha mãe me disse uma vez: ‘Carols, acho que meu lugar na história está garantido’. Os incríveis tributos nessa semana, as maravilhosas palavras do presidente (dos EUA, Barack) Obama e outros de seus colegas que trabalharam ao seu lado provam que ela está certa”.

Muitas personalidades garantiram seu lugar na história: Stalin, Gandhi, Hitler, Mussolini, Roosevelt, Napoleão… Algumas personalidades, é claro, não garantiram seu lugar na história pelo seu humanismo, mas, muito pelo contrário, pela sua covardia, seu autoritarismo, sua subserviência cega a forças desumanas.

A mesma reportagem destaca o papel secundário do filho de Thatcher nos cerimoniais fúnebres devido ao seu envolvimento em um escândalo de tráfico de armas para promover um golpe de Estado na Guiné Equatorial em 2004.

Em tempo, acredito que essa patética figura não resistirá à erosão pela história. Mais algumas décadas para sua lembrança se perder na memória das velhas gerações que tiveram desprazer serem seus contemporâneos.

Abraços a todos!