a higienização das grandes metrópoles continua ou… sob as necessidades do capital.

Olá!

cracolandia

Novamente vem à mídia problemas de ocupação do espaço urbano brasileiro. O uso mercantil do espaço urbano demanda sua revitalização para valorização e posterior comercialização. Quem não se adéqua ao capital, que seja excluído…

O processo já se encontra adiantado em São Paulo. A limpeza das áreas degradadas da cidade, como a Luz, através de projetos como Museu da Língua Portuguesa, Pinacoteca e da ação policial contra os usuários de crack demonstra esse ideal de expulsão dos indesejados.

Agora, resta a comercialização de áreas para condomínios residenciais de alto padrão. Mesmo em áreas que seriam destinadas à população de baixa renda. Leia a reportagem da Folha no link abaixo:

Prédios top tomam áreas de moradia popular em São Paulo

O Rio de Janeiro não fica atrás nesse processo. O recém inaugurado Museu de Arte do Rio (MAR) denuncia o mesmo processo excludente na zona portuária da cidade. Leia o artigo no link abaixo:

A pobreza no fundo do MAR

Quanto à beleza da obra do MAR e suas exposições, clique no link para ser agraciado com as fotos de uma reportagem da revista Veja,

Abraços a todos!