Entendendo Bangladesh

Olá!

sul-da-asia

Bangladesh é um país pouco conhecido pela maioria das pessoas. A imprensa internacional normalmente não se dá conta da sua existência. Mas se trata de um país jovem, uma área de tensão entre potências regionais (Índia e Paquistão), sob os olhares de potências mundiais regionais ou de outros continentes (China e EUA). Sua posição estratégica acentua o intervencionismo externo intensificando as instabilidades junto a instituições relativamente fracas. Além disso, há histórica influência do pensamento religioso na política em um contexto pendular entre laicização política e religião oficial islâmica.

Essa condição de instabilidades se intensificou recentemente por fatores domésticos e internacionais (regionais e mundiais). O espalhamento de grupos ligados ao fundamentalismo islâmico no sul da Ásia desde o início dos anos 2000 (Guerra do Afeganistão) foi sentido na já complexa sociedade bangladeshiana.

Para entender melhor esse assunto que tem potencial apelo nos vestibulares, segue ao lado o link para um artigo da Diplô: AMEAÇA JIHADISTA EM BANGLADESH

BANGLADESH-ATTACK/

Boa sorte a todos!